O vereador Tico Costa (PP) protocolou hoje
(4/4), em regime de urgência, um projeto de lei onde fica
obrigatória a divulgação do canal
de atendimento da Guarda Municipal (GM) de Campinas – 153 - nos
veículos de transporte coletivo, placas com denominação de
logradouros e repartições públicas municipais.
A divulgação do canal de
atendimento terá a frase com os dizeres “Ligue 153 - A Guarda
Municipal e você”.
Nas placas com denominação de logradouros públicos a divulgação
do canal de atendimento deverá ser gradativa na medida em que forem
substituídas as atuais ou confeccionadas novas placas. Nas placas já
existentes deverá ser afixado um adesivo com os dizeres, assim como
em ônibus e prédios públicos. A intenção do vereador, que teve o
aval do prefeito Jonas Donizette (PSB), após reunião dos dois no
Palácio dos Jequitibás, é para que o canal de comunicação entre
a GM e a população se torne mais conhecido. Hoje,
por desconhecimento de boa parte dos munícipes, há um índice
reduzido de ligações para o 153, se comparado ao número congênere
de outros municípios. No Centro
de Operações e Inteligência (COI) da Guarda Municipal de
Indaiatuba, este número, por exemplo, chega a 4 mil por mês. Em
Campinas, ele é de cerca de 1,2 mil ligações mensais, apesar da
sua população ser seis vezes maior do que Indaiatuba.
A intenção, com a divulgação maior do 153 e sua exposição nas placas de rua, prédios públicos e ônibus integrantes do sistema de transporte público, é um maior acesso do munícipe ao serviço, ampliando a ação da GM e desafogando o trânsito telefônico no Copom da PM – com uma resposta adequada do Poder Público à insegurança, principalmente no caso de existir uma saturação nas chamadas do 190 no momento da ligação do cidadão.
A intenção, com a divulgação maior do 153 e sua exposição nas placas de rua, prédios públicos e ônibus integrantes do sistema de transporte público, é um maior acesso do munícipe ao serviço, ampliando a ação da GM e desafogando o trânsito telefônico no Copom da PM – com uma resposta adequada do Poder Público à insegurança, principalmente no caso de existir uma saturação nas chamadas do 190 no momento da ligação do cidadão.
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