quarta-feira, 3 de abril de 2013

Primeiro discurso de Tico Costa na Câmara, proferido no dia 4 de fevereiro de 2013

 

Senhores da Mesa, nobres vereadores, público presente no plenário e telespectadores que nos acompanham pela TV Câmara... o meu boa noite!
Gostaria de começar essa minha fala prestando homenagem a um nordestino que chegou em Campinas em 1970. E aqui criou 5 filhos. O sonho desse nordestino era formar um filho doutor. Infelizmente, por ironia do destino, além de não conseguir, ainda perdeu um de seus filhos para as drogas. Há 8 anos esse seu filho foi assassinado. Mas, hoje, o maior orgulho desse nordestino é dizer que um filho seu é autoridade na cidade de Campinas. Queria registrar nesta primeira fala como vereador e líder da bancada do PP: “Pai eu te amo e vou fazer o que puder para honrar seu sobrenome”.
Mas, ontem, Campinas viu o empresário Sérgio José Lavandos Zakia, de 60 anos, ser assassinado durante um assalto. Por volta das 17h30, ele e sua esposa saíam de casa, na Rua Açaí, no bairro Nova Campinas, para irem à missa, quando foram abordados por ladrões. Os bandidos anunciaram o assalto e depois, sem que aparentemente houvesse reação da vítima, dispararam cinco tiros contra o empresário. Um deles foi fatal.
Hoje, o índice de esclarecimentos de casos de homicídio em Campinas é de 40%, segundo a estimativa do delegado do Setor de Homicídios e Proteção à Pessoa da Polícia Civil, Rui Pegolo. Ou seja, não chega à metade dos delitos.
Já os últimos dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo mostram um aumento de 15% no número de homicídios dolosos no município de janeiro até agosto de 2012, com 92 casos, comparado com o mesmo período de 2011, em que foram registradas 80 mortes.
A verdade é que nosso município sofre hoje com a crescente insegurança. Como metrópole regional, a cidade se depara com um quadro de carências no setor de segurança pública, apesar dos esforços adotados pelo Estado e o desejo de mudanças exposto pelo prefeito Jonas Donizette.
Para tentar reduzir este quadro, o secretário de Segurança do Estado, Fernando Grella, se propôs a vir a Campinas para criar um pacote de política de segurança para a cidade. Segundo o prefeito Jonas Donizette, a iniciativa partiu do próprio Grella. Porém, ainda não há data para o encontro, que esperamos seja logo.
Sendo assim, nobres vereadores, é preciso que esta Casa se engaje de forma efetiva na batalha para dar à Campinas condições de maior segurança, onde os seus cidadãos possam ir e vir livremente, sem o medo presente a cada segundo. É preciso unir forças.
A Comissão de Assuntos de Segurança Pública, a qual eu presido, e tem como integrantes os vereadores Jorge Schneider, André Voz Zuben, Pastor Elias Azevedo e Carlão do PT, não irá medir esforços para trabalhar em prol de maior segurança para os moradores de Campinas, num trabalho conjunto com Prefeitura, Polícias Militar e Civil, Guarda Municipal, Consegs e lideranças civis.
Portanto, que essa morte trágica em nosso município seja não apenas um número a mais nas estatísticas, mas um alerta para a necessidade do poder público e a sociedade civil se unirem firmemente no combate à violência. Campinas merece dias melhores. O seu povo merece uma Campinas melhor. E nós, vereadores, temos a obrigação de buscar e criar esta Campinas. Obrigado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário