quarta-feira, 3 de abril de 2013

CIMCamp começa a mudar, atestam vereadores





Campinas terá, até abril, 320 câmeras funcionando no município sob a supervisão do Centro Integrado de Monitoramento (CIMCamp). Atualmente são cerca de 270 em operação. Com isso, a cidade ampliará sua capacidade de fiscalização nos espaços públicos e aumentará a unidade entre a Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu, Defesa Civil e Emdec, que se utilizam das informações. Além disso, a liberação, por parte do prefeito Jonas Donizette (PSB), de recursos para compra e reposição de peças nas câmeras já instaladas, garante que 50 equipamentos sejam devolvidos ao sistema em curto espaço de tempo.

Estas foram as boas notícias que os vereadores Tico Costa (PP) e André von Zuben (PPS), que integram a Comissão para os Assuntos de Segurança Pública, viram ontem na central de operações do CIMCamp. Reunidos com Nelson Cayres, diretor do órgão, os vereadores deram início às visitas em unidades voltadas ao monitoramento público. No dia 7 de março será a vez de integrantes da Comissão realizarem uma visita ao Centro de Operações de Inteligência (COI) da Guarda Municipal de Indaiatuba, onde foi feita a implantação do monitoramento veicular e já aconteceu uma queda de 70,1% nos furtos e roubos de veículos na cidade.

Hoje, em Campinas, há 100 equipamentos em manutenção de maior seriedade e estimamos colocar em operação 50 deles nos próximos 20 dias, graças à liberação de R$ 300 mil feita pela Prefeitura no final de janeiro”, afirmou Cayres. “A maior parte das câmeras se encontra inoperante por instabilidade atmosférica, acidentes que envolvem postes, fibras ópticas rompidas por veículos altos, danos na rede por causa de troca de postes, ou falta de energia”, diz o diretor do CIMCamp. Entretanto, um grande problema é o tempo de utilização das câmeras, onde a maior parte dos equipamentos tem mais de seis anos de uso. Some-se a isso que desde junho último não havia reposição de peças por falta de recursos destinados à manutenção. Esse problema agora foi solucionado com a determinação do prefeito.

Em janeiro, também, três novos servidores de rede e 20 estações de trabalho foram destinados ao CIMCamp para melhorar as condições de monitoramento e gravação, com investimentos de R$ 213 mil. Entretanto, segundo Nelson Cayres, boa parte dos equipamentos externos e softwares utilizados estão obsoletos, o que prejudica o real funcionamento do órgão. Para isso, já se encontra em processo a licitação que prevê aquisição e posterior instalação, em pontos estratégicos, de 39 câmeras e do software Intelligent Video Analisys (IVA), sistema especificamente desenvolvido para a segurança de metrópoles, com tecnologia para reconhecimento de faces e leitura de placas de veículos, entre outras capacitações. Os vereadores Tico Costa e André von Zuben também viram que há um plano mais ambicioso do CIMCamp de atingir a CIMCamp começa a mudar, atestam vereadoresmarca de 1,1 mil equipamentos externos. Com isso será possível realocar parte das câmreas atuais para ampliar o monitoramento de escolas públicas e centros de saúde.

Hoje, a necessidade de se criar uma cidade digital é uma realidade. Modernizar e reaparelhar o CIMCamp é parte do desejo do nosso prefeito. Mas, embora sucateado, o CIMCamp é um patrimônio para Campinas e exemplo para muitos municípios que têm nele um órgão de integração plena de esferas públicas”, lembra o diretor. Cayres disse ainda que há espaço e infraestrutura tecnológica para abrigar as polícias Civil e Federal, além da Setec, no órgão. Na verdade, mesmo os sistemas de câmeras utilizados por empresas ou agência bancárias podem ser integrados numa grande rede, ampliando a fiscalização. “Já tivemos três casos este ano de crimes que foram solucionados graças ao uso de imagens. Outro grande exemplo é de um atropelamento onde, graças às imagens e integração de ações, a vítima depois de seis minutos já estava dentro de uma ambulância”, diz Cayres.

Os vereadores se colocaram à disposição do órgão para unirem esforços junto à Câmara Municipal para que o sistema seja ampliado, readequado e modernizado. Para os parlamentares, a reestruturação do CIMCamp é uma garantia de maior segurança para Campinas, com ênfase na prevenção de crimes. Além disso, as comissões para Assuntos de Segurança Pública, presidida por Tico Costa, e de Ciência e Tecnologia, liderada por André von Zuben, prometem ampliar esforços e buscar ações efetivas entre os dois poderes para a conquista de melhorias. Hoje, por exemplo, há recursos advindos do Ministério da Ciência e Tecnologia que não são repassados ao Município por falta de projetos elaborados e viáveis. Uma integração entre o Executivo e o Legislativo pode resultar em ideias que se enquadrem na obtenção de verbas de investimento e resultados reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário