segunda-feira, 3 de junho de 2013

Tico mantém coerência e voto

Tico Costa repetiu hoje o mesmo voto que deu na sessão do 1º de abril em relação a alteração da denominação do Museu da Imagem e do Som (MIS), que incluía o nome do fotógrafo falecido João Zinclar ao prédio, sem o fim da sigla MIS. Segundo Tico, era uma questão de coerência consigo mesmo, já que ele votou favorável na sessão de maio e não teria por que voltar atrás agora. No blog da jornalista do Metro e da Band Rose Guglielminetti (http://blogs.band.com.br/blogdarose/), uma nota sobre a sessão de hoje.

Vereadores voltam atrás de própria decisão para obedecer a Jonas

Muitos vereadores de Campinas voltaram atrás do próprio voto dado em 1º de abril ao aprovarem o acréscimo do nome de João Zinclar à nomenclatura do MIS (Museu de Imagem do Som de Campinas) e, na sessão desta segunda-feira, decidiram manter o veto do prefeito Jonas Donizette (PSB) à mudança. A data da primeira votação pode ter sido uma provocação, né?
Apesar do apelo do autor da proposta, o vereador governista Gustavo Petta (PCdoB), 18 vereadores votaram favoráveis à decisão de Jonas. Entre os da base, o vereador Tico Costa (PP) foi o único que votou com Petta. Outros governistas preferiram se ausentar na hora da votação. Com o apoio veio da oposição, foram dados oito votos pela derrubada do veto.
Petta ressaltou que o projeto que homenageava o fotógrafo Zinclar, nome reconhecido nacionalmente, que morreu em um acidente de trânsito no dia 19 de janeiro deste ano, foi feito com o apoio da sociedade. E acrescentou ainda que consultou o alto escalão da Secretaria da Cultura para materializar a proposta. “É uma homenagem justa de um homem que usou o talento e a arte para denunciar as mazelas da injustiça social e expor o preconceito contra as pessoas oprimidas”, dise o autor.
No veto, o Executivo argumentou que a sobreposição de homenagens, ao invés de relevar, oculta a intenção. O governo afirma que o MIS tem o Centro Cultural já denominado Magalhães Teixeira e o Palácio dos Azulejos, que ganhou o nome de Antônio Costa Santos. Também afirma que o MIS irá disponibilizar uma sala –  espaço que abrigará diversas exposições fotográficas – que receberá o nome de Zinclar. O teste, na verdade, é saber se a base irá obedecer ao prefeito ou se vai ouvir os apelos do autor da proposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário