terça-feira, 20 de agosto de 2013

Comandante do Corpo de de Bombeiros virá à Câmara para falar da situação da corporação



A Comissão para os Assuntos de Segurança Pública se reúne amanhã (21/08), às 13h30, no Plenarinho da Câmara Municipal, para discutir a situação do Corpo de Bombeiros em Campinas. O tenente-coronel Flávio José Bianchini, comandante do 7º Grupamento de Bombeiros, estará presente e a discussão central é sobre a criação do Fundo Especial de Bombeiros (Febom), voltado à melhorias na corporação, a renovação e ampliação da frota e a criação de mais cargos para bombeiros.
A intenção do comando do Corpo de Bombeiros é também que haja uma maior participação no imposto municipal (taxa de sinistro) cobrado da indústria, comércio e prédios de apartamentos. Em 2012, a taxa somou cerca de R$ 9 milhões. Entretanto, coube à corporação no ano passado o valor de apenas R$ 1,6 milhão. O intuito é que este total seja ampliado para no mínimo 60% da arrecadação. A verba arrecadada teria como destinação o reequipamento do Corpo de Bombeiros nas áreas de salvamento, como o Resgate 192, e o combate e prevenção de incêndios.
Entre as necessidade atuais da corporação estão a reforma ou construção de novas unidades, aquisição de equipamentos e substituição de viaturas, que têm uma idade média de 14 anos. Para garantir a gestão dessa verba seria criado o Fundo Especial de Bombeiros (Febom), com gerenciamento do comando divido entre os integrantes do Corpo de Bombeiros e representantes da Prefeitura Municipal. 
A criação do Febom poderia também agilizar outras carências da instituição, como a instalação de uma nova unidade da corporação na região do Campo Grande e Ouro Verde, onde os bairros somados têm cerca de 400 mil moradores. O Grupamento de Campinas é responsável hoje por uma área de abrangência de 33 municípios.
O intuito da reunião de amanhã é ampliar os canais dos Bombeiros junto ao Executivo com a interação da Câmara Municipal para a conquista das melhorias. A Comissão de Segurança é presidida pelo vereador Tico Costa (PP) e tem como membros os vereadores André von Zuben (PPS), Carlão do PT, Pastor Elias Azevedo (PSB) e Jorge Schneider (PTB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário