Amanhã, às 10h, no Plenarinho, irá acontecer a 14ª Audiência Pública
para debater o Processo 213152/2013, PLO 129/2013, que dispõe sobre a
obrigatoriedade de divulgação do canal de atendimento da Guarda Municipal de
Campinas (GM) – o telefone 153 – nos veículos de transporte coletivo, placas
com denominação de logradouros e repartições públicas municipais. A divulgação
do canal de atendimento terá a frase com os dizeres “Ligue 153 - A Guarda
Municipal e você”.
Nos ônibus e no sistema alternativo, a afixação será feita com um
adesivo a ser colocado na parte interna dos veículos. Já nas placas de rua com
denominação de logradouros públicos a divulgação do canal de atendimento deverá
ser gradativa, na medida em que forem substituídas as atuais ou confeccionadas
novas placas. Entretanto, nas placas já existentes deverá ser afixado um
adesivo, assim nos prédios públicos.
A intenção do vereador Tico Costa (PP), autor do projeto, é que o canal
de comunicação entre a GM e a população se torne mais conhecido. “Hoje, por
desconhecimento de boa parte das pessoas, há um índice considerado reduzido de
ligações para o número 153, se comparado ao número congênere de outros
municípios. No Centro de Operações e Inteligência (COI) da Guarda Municipal de
Indaiatuba, o número de ligações, por exemplo, chega a 4 mil por mês. Hoje, em
Campinas, é de cerca de 1,2 mil ligações mensais - apesar da sua população ser
seis vezes maior do que Indaiatuba”, diz o vereador.
“Na verdade, com o aumento da violência no município, a necessidade de
uma resposta rápida à sociedade faz-se urgente, principalmente quanto ao amparo
nos canais competentes de segurança pública. Atualmente, o cidadão quando
necessita de apoio de coerção a algum delito recorre ao 190, do Comando de
Operações (Copom) da Polícia Militar”, enfatiza Tico.
“Por ser divulgado amplamente à sociedade, o 190 é o serviço de
referência para as pessoas de um modo geral. Mas acreditamos que uma divulgação
maior do 153, com sua exposição nas placas de ruas e avenidas, prédios públicos
e ônibus, além dos veículos das cooperativas integrantes do sistema de
transporte público, levaria a um maior acesso do munícipe ao serviço, ampliando
a ação da nossa GM e desafogando o trânsito telefônico no Copom da PM – com uma
resposta adequada do Poder Público. Além disso, o crescente acesso ao 153 daria
ao cidadão uma opção de atendimento à sua segurança, principalmente no caso de
existir uma saturação nas chamadas do 190 no momento da ligação”, diz o
vereador.
Para a audiência pública foram convidados representantes da GM, da
Setransp, da Transurc e das cooperativas de transporte público.
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