quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Audiência Pública discute PL sobre divulgação do telefone da GM


Amanhã, às 10h, no Plenarinho, irá acontecer a 14ª Audiência Pública para debater o Processo 213152/2013, PLO 129/2013, que dispõe sobre a obrigatoriedade de divulgação do canal de atendimento da Guarda Municipal de Campinas (GM) – o telefone 153 – nos veículos de transporte coletivo, placas com denominação de logradouros e repartições públicas municipais. A divulgação do canal de atendimento terá a frase com os dizeres “Ligue 153 - A Guarda Municipal e você”.

Nos ônibus e no sistema alternativo, a afixação será feita com um adesivo a ser colocado na parte interna dos veículos. Já nas placas de rua com denominação de logradouros públicos a divulgação do canal de atendimento deverá ser gradativa, na medida em que forem substituídas as atuais ou confeccionadas novas placas. Entretanto, nas placas já existentes deverá ser afixado um adesivo, assim nos prédios públicos.

A intenção do vereador Tico Costa (PP), autor do projeto, é que o canal de comunicação entre a GM e a população se torne mais conhecido. “Hoje, por desconhecimento de boa parte das pessoas, há um índice considerado reduzido de ligações para o número 153, se comparado ao número congênere de outros municípios. No Centro de Operações e Inteligência (COI) da Guarda Municipal de Indaiatuba, o número de ligações, por exemplo, chega a 4 mil por mês. Hoje, em Campinas, é de cerca de 1,2 mil ligações mensais - apesar da sua população ser seis vezes maior do que Indaiatuba”, diz o vereador.

“Na verdade, com o aumento da violência no município, a necessidade de uma resposta rápida à sociedade faz-se urgente, principalmente quanto ao amparo nos canais competentes de segurança pública. Atualmente, o cidadão quando necessita de apoio de coerção a algum delito recorre ao 190, do Comando de Operações (Copom) da Polícia Militar”, enfatiza Tico.

“Por ser divulgado amplamente à sociedade, o 190 é o serviço de referência para as pessoas de um modo geral. Mas acreditamos que uma divulgação maior do 153, com sua exposição nas placas de ruas e avenidas, prédios públicos e ônibus, além dos veículos das cooperativas integrantes do sistema de transporte público, levaria a um maior acesso do munícipe ao serviço, ampliando a ação da nossa GM e desafogando o trânsito telefônico no Copom da PM – com uma resposta adequada do Poder Público. Além disso, o crescente acesso ao 153 daria ao cidadão uma opção de atendimento à sua segurança, principalmente no caso de existir uma saturação nas chamadas do 190 no momento da ligação”, diz o vereador.

Para a audiência pública foram convidados representantes da GM, da Setransp, da Transurc e das cooperativas de transporte público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário