quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Tico vai com vereadores e direção dos CONSEGs a São Paulo pedir por mais segurança a secretário da área


O secretário estadual de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, reafirmou, na reunião que teve com membros da Comissão para Assuntos de Segurança Pública da Câmara Municipal, que a nova delegacia seccional de Campinas será inaugurada, inicialmente, apenas com a parte administrativa e o plantão. Entretanto, sem detalhar números ou prazo, Grella Vieira disse que a intenção do Estado é otimizar os recursos humanos da área, com a integração de distritos policiais à nova seccional. Assim, além do provimento de algumas vagas com concursados que serão chamados durante o próximo ano, a intenção é que funcionários já lotados nos DPs campineiros integrem o novo órgão. “Mas, antes de remanejarmos o pessoal dos distritos, haverá uma campanha de esclarecimento à população”, afirmou o secretário. A intenção da campanha é mostrar que não estará sendo feita a retirada de policiais dos DPs, mas apenas “a otimização de recursos humanos”.
Os membros da Comissão de Segurança Pública estiveram na sede da Secretaria Estadual, na Capital, na terça-feira (19) à tarde. O presidente da comissão, Tico Costa (SDD), e os vereadores André von Zuben (PPS) e Pastor Elias Azevedo (PSB), foram acompanhados do representante dos CONSEGs no Conselho Integrado de Segurança Pública e de Defesa da Vida em Campinas e no Gabinete de Gestão Integrada do Município, Marcos Alves Ferreira, que foi apresentar ao secretário as reivindicações das entidades campineiras.
Segundo Grella Vieira, muitos pedidos dos CONSEGs no município já estão encaminhados. Um deles, de maior efetivo das polícias civil e militar na cidade, será atendido em 2014. Na Polícia Civil estão previstos 2.850 novos cargos em todo o Estado – sendo 1.300 desses de investigadores. Além disso, 1.170 recrutas da Polícia Militar estão formados e já participarão da próxima Operação Verão no Litoral, sendo posteriormente deslocados aos municípios paulistas. Some-se a isso que, em 2014, está prevista a integração de 5 mil recrutas ao longo do período à corporação. Grella Vieira, contudo, não soube precisar quantos homens das polícias Civil e Militar estarão destinados à Campinas.
O secretário anunciou, porém, que cerca de mil novos agentes de escolta para o sistema penitenciário serão contratados, via concurso público. Com essa medida, PMs que hoje fazem a escolta de detentos no deslocamento entre a carceragem e os tribunais passarão a exercer funções nas ruas, no patrulhamento. Campinas/Hortolândia, Sorocaba e São José dos Campos serão beneficiados com a integração dos agentes concursados. Na questão penitenciária some-se ainda o processo licitatório de 23 novos presídios, em andamento, e o estudo para bloqueio de celulares que está em testes, com o acompanhamento da Anatel, para ser adotado no inicio de 2014.
Mas, para o secretário, em Campinas já ocorreu um fato importante na estratégia de se otimizar recursos e pessoal com a criação da primeira unidade do Interior a unir as forças táticas de batalhões da PM num grupo só. “Com essa união, se vincula as forças táticas a um comando geral único. Dessa forma, você possibilita uma intervenção mais forte nas áreas críticas, com planejamento”.
Para Grella Vieira, na nova visão do governo estadual para o setor, ações conjuntas com outras polícias e órgãos de segurança também têm que acontecer. E elas estão sendo realizadas, até com a participação do Exército, sob coordenação da Agência de Atuação Integrada, na repressão às quadrilhas de caixas eletrônicas. “Na última operação conjunta foram descobertas 60 toneladas de dinamite.” Tudo isso acontece junto com medidas na área da inteligência.
Este mês, por exemplo, está em curso para finalização o processo de integração das bases de dados das polícias Civil e Militar. “O novo programa a ser utilizado pelo Centro Integrado de Inteligência, ao contrário do sistema de Informações Criminais Infocrim, é proativo. Ou seja, detalha os números de roubos, homicídios, latrocínios, furtos e estupros, por exemplo, com discriminação dos dias da semana e horários, assim como os logradouros onde acontecem. É possível, dessa forma, saber com exatidão e precisão o tipo de crime e onde ele ocorre, fazer uma análise criminal confiável. Para nós, com o desenvolvimento de novas ferramentas de gestão de sistemas, falta de planejamento não pode mais ser desculpa”, afirmou Grella Vieira.
FIM DOS DESMANCHES
Outro ponto que o secretário enfatizou como importante é a lei que está em trâmite na Assembleia Legislativa para que sejam fechados todos os desmanches de veículos no Estado. “Essa é uma medida estruturante. Afinal, os números nos mostram que cerca de 50% dos roubos de carros acontecem para abastecer esses ferros-velhos”, enfatizou Grella Vieira. Segundo ele, outra ação nesse sentido foi obtida na Capital: a liberação de áreas nos pátios onde se faz a alocação de veículos apreendidos. Só na cidade de São Paulo há cerca de 40 pátios, com quase 45 mil sucatas. Como os processos de muitos são antigos, a venda por meio legal de leilões se torna praticamente impraticável. “Através de um pedido ao corregedor geral de Justiça, conseguimos que o Conselho Superior da Magistratura aprovasse a venda dos veículos como sucata mediante compactação. Isso irá liberar os pátios. Nossa intenção, agora, é obter algo igual para Campinas. Contamos ainda com a possibilidade da Prefeitura local conseguir um convênio que possa criar um pátio provisório no município”, disse Grella Vieira.
Para o secretário, o caminho por um Estado mais seguro está traçado. “O problema da segurança pública é de gestão. E a nossa intenção e do governador Geraldo Alckmin (PSDB) é melhorar cada vez mais a questão da gestão. O problema é que há falta de visibilidade, de um modo geral, das ações hoje realizadas pelo Estado por parte da imprensa. Criou-se ainda uma falsa realidade de insegurança que não condiz com os números em decréscimo da criminalidade. Mas o trabalho está sendo feito e o setor de segurança pública terá grandes novidades para 2014, com avanços”, completou Grella Vieira. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário