segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Comissão presidida por Tico Costa fará levantamento sobre transportadores escolares

Elaborar uma pesquisa que possa levantar a realidade do setor de transporte escolar com um mapeamento que referencie a geração de demanda, reprimida ou não, que poderá ajudar numa futura redistribuição das linhas atuais. Esta foi a principal decisão obtida na reunião da comissão de estudos da Câmara Municipal que busca uma nova legislação para a categoria dos transportadores escolares. Com representantes do Legislativo, Emdec, Sindicato e profissionais da área, presidido pelo vereador Tico Costa (SDD), o encontro determinou que o questionário poderá ser aplicado já a partir do dia 2 de dezembro, quando tem início a inspeção da Emdec nos veículos que estarão no sistema em 2014, ou elaborado no site do órgão municipal para resposta posterior dos transportadores. Além disso, a entidade que representa as escolas particulares do município será procurada para avaliação da necessidade de novas linhas em cada unidade.

Até o último dia 14, foram feitas 13 solicitações para entrada no sistema – o prazo vai até o dia 29 próximo. Dessas, nove foram feitas por autônomos e quatro por empresas. Segundo a Emdec, hoje há 1.534 veículos no setor, sendo 881 em nome de 323 pessoas jurídicas e 653 de propriedade de pessoas físicas. Há 1.466 condutores cadastrados pelas empresas e os 653 particulares têm 43 auxiliares inscritos junto à Emdec.

“Infelizmente, não foi possível, por questões legais, fecharmos os Cotacs (autorizações para fazer parte do sistema), como havia prometido o nosso presidente (Sérgio Benassi) à categoria. Contudo, é compromisso da Emdec que até abril do próximo ano tenhamos uma nova legislação para o setor. E faremos as mudanças cabíveis, seja como matéria de lei, junto à Câmara Municipal, ou resoluções internas da Emdec”, afirmou André dos Santos de Paula, assessor executivo da presidência do órgão. Segundo ele, a Emdec dará todo o suporte necessário para que a comissão de estudos obtenha subsídios para uma nova legislação, em conjunto com a categoria e o sindicato do setor. “Esperamos ter soluções até abril, mas se isso não for possível há a possibilidade de se estudar uma suspensão dos Cotacs em maio”, disse.

Segundo André de Paula, o importante é decidir se será mantida a regulação do mercado como regra para o setor, como é hoje, ou se o poder público tem realmente que regular tudo, desde a tarifa, que hoje é negociada diretamente entre o transportador e o contratante, até as linhas, como ocorre com o transporte urbano. “Temos de pensar até onde é razoável para a categoria a intervenção do poder público na regulação absoluta. Hoje, a nossas premissas são a questão da segurança dos veículos e que os condutores garantam a real segurança daqueles que são transportados”, disse o assessor da Emdec.

TICO PREGA CONSENSO

Para o presidente da comissão, Tico Costa, o importante é se chegar a um consenso que possa atender a categoria dos transportadores escolares e a sociedade. O vereador do SDD também confirmou que na próxima reunião da comissão o secretário da Mobilidade Urbana e Sistema Viário de Rio Claro, José Maria Chiossi, estará presente para apresentar a lei que gerencia o setor no município, como forma de servir de referência para estudos posteriores de adequação à realidade de Campinas.

Para o presidente do Sindicato do Transporte Escolar de Campinas e Região (Sintescamp), José Brasilino dos Reis, “o estudo para determinarmos onde há carência ou excesso de transportadores é essencial para a categoria, por que sabemos que há falta de linhas nas regiões do Ouro Verde e Vida Nova, por exemplo, e muitas na região central. Hoje, nem nós do sindicato ou a Emdec temos esses dados”. Os representantes do Grupo de Apoio ao Transportador Escolar de Campinas (Gatec) também foram favoráveis ao mapeamento das linhas para evitar que categoria sofra com a insolvência de alguns profissionais por falta de alunos, assim como se viabilizar a futura chegada de novos condutores em regiões que necessitam do serviço, evitando inchar alguns bairros. Participaram também da reunião os vereadores Vinícius Gratti (PSD) e Edson Ribeiro (PSL).

(Fotos: Lucas Leite/Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário