terça-feira, 8 de outubro de 2013

CONSEGs se encontram com Comissão para os Assuntos de Segurança Pública


Encontrar saídas integradas para a violência em Campinas, com a troca de informações sobre ações que deram certo em bairros ou regiões, e a ampliação do apoio dos poderes públicos às entidades. Este é o tema da próxima reunião ordinária da Comissão para os Assuntos de Segurança Pública, na quarta-feira, dia 9, às 13h30, na “Sala Sylvia Paschoal” (Plenarinho) da Câmara Municipal de Campinas. Na reunião, representantes dos Conselhos de Segurança de Campinas (CONSEGs) apresentarão aos parlamentares um relato do trabalho desenvolvido nas entidades e as principais demandas de cada região. O representante dos CONSEGs no Conselho Integrado de Segurança Pública e de Defesa da Vida em Campinas e também no Gabinete de Gestão Integrada do Município, Marcos Alves Ferreira, fará a apresentação aos parlamentares, assim como falarão presidentes de outros CONSEGs locais.
Em Campinas há dez CONSEGs funcionando. No Estado há, atualmente, 522 municípios com CONSEGs implantados (municípios populosos admitem mais de um Conselho). São 84 na Capital, 40 na Região Metropolitana de São Paulo e 660 no Interior e Litoral, totalizando 784 unidades. Uma das ações principais adotadas contra a violência em Campinas foi a criação da rede solidária de segurança entre vizinhos. Com ela, aumenta-se a sensação de segurança em casas, comércios e condomínios fechados. Na rede solidária são distribuídos kits com placas de identificação das casas participantes, lista de contatos entre os vizinhos, adesivos para veículos, telefones de contatos com órgãos de segurança pública e até sirenes de alarme para espantar bandidos e alertar a vizinhança.
A Comissão para os Assuntos de Segurança Pública é presidida pelo vereador Tico Costa (PP) e tem como integrantes os vereadores André von Zuben (PPS), Carlão do PT, Jorge Schneider (PTB) e Pastor Elias Azevedo (PSB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário