terça-feira, 18 de novembro de 2014

Delegado do Deinter 2 promete soluções para os problemas da DDM e da 2ª Seccional

Um novo local para a atual Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e a solução para o problema de estrutura do prédio da 2ª Delegacia Seccional, com sua mudança futura para outro ponto. Essas foram as colocações ouvidas pelos vereadores Tico Costa (SDD) e André von Zuben (PPS), da Comissão Permanente para os Assuntos de Segurança Pública da Câmara Municipal, em visita ao delegado responsável pelo 2º Deinter, Kleber Altale. “Podem ter certeza de que é meu interesse pessoal resolver essas questões. Esse é o momento e eu prometo que antes de deixar o meu cargo vou viabilizar o novo prédio da DDM”, disse o delegado Altale, que dará prioridade a essa questão e, em paralelo, já busca um local para construir a 2ª Seccional.
O encontro de hoje entre o policial e os vereadores foi o desmembramento da ação realizada na semana passada, quando os membros da comissão parlamentar foram à sede da DDM, no Bonfim. Segundo o doutor Altale, a necessidade de melhorar a estrutura de atendimento da delegacia é uma realidade, tanto em espaço quanto em equipe. Contudo, ele crê que é possível fazer tudo funcionar, em um novo local, com o atual número de profissionais. Para ele, o grande problema está nos cargos de escrivão, um ponto falho em toda a polícia, de um modo geral. Por isso, a possibilidade de que haja a criação de uma segunda DDM, na área da 2ª Delegacia Seccional, é remota no momento.
“Há que se ter a seguinte avaliação: quando você cria uma estrutura tem que levar pessoal para ela. E aí você tem que tirar de algum lugar. Ou seja, cobre um lado e descobre o outro, o que leva ao mau funcionamento de ambas partes”, diz o delegado. Para ele, a necessidade atual é de estruturar e dotar de condições o que já existe para depois se criar novas estruturas. “Dentro de um ano e meio eu creio que poderemos estar com pessoal suficiente na polícia paulista, inclusive escrivães na quantidade exata, para pensarmos em novos setores ou delegacias. Até lá, vamos estruturar o que já há”, enfatizou.
Para solucionar necessidades imediatas da DDM, como a falta de assistente social e psicóloga, por exemplo, o doutor Altale já tem um encontro marcado com o prefeito Jonas Donizette (PSB) para pedir o apoio do Executivo no preenchimento desses cargos com a cessão de pessoal.
SEGUNDA SECCIONAL
Quanto ao prédio da 2ª Seccional, que não é condizente com as necessidades – o que inviabiliza também a criação de delegacias especializadas (DDM, DIG e Dise) –, o delegado do Deinter 2 disse que já há a busca de um terreno, na Avenida das Amoreiras, que possa, no futuro, servir de espaço para a construção de um prédio em condições de assegurar o bom funcionamento de toda a estrutura policial. “Podem ter a certeza de que esse é o momento certo de resolver tudo isso, sem a pressão eleitoral. Instalar um espaço é fácil. Mas não basta se fazer isso. O importante é instalarmos com condições plenas para que o profissional exerça bem as suas funções”, disse o delegado.
Para o vereador Tico Costa, presidente da comissão, o resultado do encontro foi o melhor possível. “Pudemos ver o empenho do doutor Kleber Altale em resolver tanto o problema da DDM como da 2ª Seccional e nos colocamos à sua disposição para buscarmos áreas para ambas, assim como buscar na Câmara as medidas legais para viabilizar o que for necessário. Além disso, iremos nos encontrar com o prefeito Jonas Donizette na próxima semana para reiterarmos a necessidade de uma solução o mais rápido possível”, disse o parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário