terça-feira, 9 de setembro de 2014

Comissão presidida pelo Tico realiza reunião para discutir o vandalismo contra o transporte público urbano

Uma realidade que teve um aumento assustador de 216,6% de 2013 para este ano: a depredação de ônibus urbanos no município, de acordo com dados da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano (Transurc). Até o dia 31 de agosto, 82 veículos haviam sido atingidos por vândalos. E os casos acontecem principalmente nos finais de semana, quando há menos carros em circulação. Diante desse quadro, a Comissão para os Assuntos de Segurança Pública, presidida pelo vereador Tico Costa (SDD), realiza na próxima quarta-feira (10/9) a sua reunião mensal para analisar e buscar soluções para o problema. A média de coletivos danificados é de um caso a cada três dias.
Segundo a Transurc, as regiões mais afetadas com as ações criminosas são a do Campo Grande, Ouro Verde e Parque Oziel. Isso gerou só estre ano, para as concessionárias do transporte coletivo, prejuízos superiores a R$ 1,1 milhão, valor que poderia recompor com quatro ônibus novos a frota do município. No último final de semana de agosto, por exemplo, quatro coletivos foram alvos de grupos, geralmente de jovens, que destroem as câmeras de segurança internas, janelas e bancos de passageiros. Muitas vezes os veículos são apedrejados.

“Esse é um problema que tem de acabar. Os grupos que agem assim, seja por revolta ou ordens externas, esquece que a população da sua região acaba sendo a principal atingida com o vandalismo. São os moradores de bairros mais carentes e que dependem dos ônibus para se locomoverem que sofrem no dia seguinte para chegar no trabalho”, afirmou Tico Costa. Foram convidados para a reunião, que começará às 13h30 e será realizada na Sala Sylvia Paschoal (Plenarinho), representantes da Transurc, da Emdec/Secretaria de Transportes, polícias Militar e Civil e da Guarda Municipal. “É importante que busquemos saídas para que esse problema possa ser minimizado”, enfatiza o vereador do Solidariedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário