segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Comissão de Segurança Pública visita a 2ª Delegacia Seccional



A Comissão Permanente para os Assuntos de Segurança Pública da Câmara Municipal visitou hoje (segunda-feira, 1º de setembro) a 2ª Delegacia Seccional, no Jardim Londres. Com seis de meses de funcionamento completados no último dia 28, a unidade ainda tem a necessidade de contratação de pessoal e a instalação de três delegacias especializadas - Defesa da Mulher (DDM), Investigações sobre Entorpecentes (Dise) e Investigações Gerais (DIG) -, segundo o delegado responsável por ela, Joel Antônio dos Santos. Além disso, a expectativa é que a construção de uma sede definitiva para o órgão (a atual é alugada), além da mudança da Academia de Polícia Civil para o local, ocorram em 2.015.
A necessidade atual de pessoal para a 2ª Seccional é de 40 investigadores, 30 escrivães e 10 delegados. Hoje, de acordo com dados do Departamento de Polícia Judiciária (Deinter-2), a unidade tem 69 policiais civis: 12 delegados, 10 escrivães, 7 investigadores, 14 agentes de telecomunicações, 2 carcereiros e 24 agentes policiais. Desde 28 de fevereiro deste ano já passaram pelo órgão cerca de 600 autos de prisão e flagrantes, 850 prisões e 4.450 ocorrências registradas. Isso fez com que houvesse uma retirada de ações do 1º Distrito Policial, no Centro, com um aumento de agilidade nos trâmites burocráticos e menos tempos de registro de ocorrência, devolvendo viaturas da PM mais cedo às ruas para o patrulhamento ostensivo.
Mas há problemas. Segundo o delegado Joel dos Santos, hoje existem cerca de 500 inquéritos na 2ª Seccional para cada escrivão. “É difícil um único funcionário dar conta desse montante. Logo, nossa maior necessidade é suprir essa realidade”. Há um concurso em aberto e os atuais profissionais que serão chamados fazem parte dos aprovados em 2.011, ou seja, a morosidade impacta negativamente no processo. Outra saída pode estar num projeto em andamento que transformará carcereiros (cuja função deixou de existir no Estado) em escrivães.
NOVO LOCAL
Para o delegado da 2ª Seccional, com a solução da contratação de pessoal, o que ele espera para o próximo ano, possibilitará a criação das três delegacias necessárias – DDM, DIG e Dise. Contudo, o atual prédio, que é alugado, ainda seria empecilho para o funcionamento perfeito da unidade e das novas especializadas. “Hoje já encontramos problemas de espaço interno, adaptado, e até no nosso pátio. O ideal seria a construção de uma sede de acordo com nossas necessidades”, diz Joel dos Santos. No total, 11 locais já foram visitados nos eixos das avenidas Rui Rodrigues e Amoreiras. O ideal é que a área escolhida tivesse 4 mil metros quadrados.
É nessa fase que a Comissão Permanente para os Assuntos de Segurança Pública entrará em apoio. Ficou decidido que ela encaminhará ao prefeito Jonas Donizette (PSB) um requerimento de informações sobre imóveis abandonados no município e que poderiam, por conta da lei que existe e pode trazer à Administração Pública esses locais, servir à 2ª Seccional. “Nossa visita foi para colocar a Câmara à disposição da Polícia Civil para resolver os problemas pendentes e unir forças. Vamos nos esforçar para que em 2.015 haja outra realidade, com pessoal suficiente e a nova delegacia em construção”, afirmou o vereador Tico Costa (SDD), que preside a Comissão. Junto com o Tico estiveram no encontro os vereadores Carlão do PT e André von Zuben (PPS).
Fotos: Assessoria de Imprensa do vereador André von Zuben

Nenhum comentário:

Postar um comentário