terça-feira, 11 de março de 2014

Há 90 dias do início da Copa do Mundo, Comissão de Segurança se reúne para discutir com comitê municipal a segurança do evento


A Comissão para os Assuntos de Segurança Pública da Câmara Municipal, presidida pelo vereador Tico Costa (SDD), fará amanhã (12/03) uma reunião para discutir as ações que serão adotadas em Campinas durante a Copa do Mundo, que tem início no dia 12 de junho. No encontro, o secretário municipal de Segurança, Luiz Augusto Baggio, irá relatar o que foi feito até agora para garantir a tranquilidade de atletas e turistas que estarão na cidade. Há quase um mês a Prefeitura formalizou um centro integrado local, com o intuito de encontrar soluções e criar ações para a área da segurança.
É importante que possamos discutir o tema e sabermos como as autoridades e órgãos estão preparados para o evento, seja na área de segurança, transporte e logística. Em Campinas, teremos as delegações de Portugal e da Nigéria. Não bastasse, torcedores de diversos países estarão aqui, muitos para ver Cristiano Ronaldo, o melhor jogador do planeta. Logo, é importante garantirmos que nada irá estragar a festa”, diz Tico Costa.
Ele lembra que, além de Campinas, apenas Vitória (ES), Rio de Janeiro, Santos e Itu receberão duas delegações entre os 32 países participantes. Até a escolha final, ao todo o Comitê Organizador Local (COL) avaliou 403 municípios candidatos em 25 estados, além do Distrito Federal. Aqui, o elenco de Portugal treinará no Estádio Moisés Lucarelli e ficará hospedado no Hotel The Palms. A delegação da Nigéria fará seus treinamentos no Brinco de Ouro da Princesa e estará hospedada no Vitória Hotel Concept.

CENTRO INTEGRADO
No dia 13 de fevereiro, o prefeito Jonas Donizette (PSB) apresentou as questões referentes à segurança da Copa do Mundo em Campinas. No dia, desafios foram lançados pela própria Administração: efetivação das escoltas das seleções portuguesa e nigeriana; da segurança no treinos abertos ao público e exibições públicas; programação de atividades culturais na cidade para os turistas, além do fluxo dos mesmos no município; coordenação do fluxo nas rodovias quer cortam a cidade; integração dos serviços de inteligência municipal, estadual e federal; e atenção ao Aeroporto Internacional de Viracopos, porta de entrada para muitos brasileiros e estrangeiros.
Na reunião, que incluiu representantes de diversas áreas da Segurança - como a Guarda Municipal (GM), as polícias Federal, Civil e Militar e o Exército – foi criado o Centro Integrado de Comando e Controle. Através dele, se organizarão as ações de segurança de acordo com as premissas enviadas pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), do governo federal, a todas as sedes e cidades que terão alguma ligação com o decorrer do torneio.

A Copa é uma chance de Campinas reforçar sua tendência a ser uma cidade voltada a grandes eventos, como uma cidade de negócios”, diz Tico Costa. Além do vereador do SDD, participam da Comissão de Segurança da Câmara os vereadores André von Zuben (PPS), Jorge Schneider (PTB), Carlão do PT e o Pastor Elias Azevedo (PSB). A reunião será realizada às 13h30, no Plenarinho da Câmara Municipal.
Foto: Lucas Leite/Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário