quarta-feira, 12 de março de 2014

CIMcamp e Copom deverão compartilhar informações durante a Copa, diz secretário de Segurança


A Central Integrada de Monitoramento de Campinas (CIMCamp) e o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) deverão trabalhar em conjunto em Campinas durante o período da Copa do Mundo, segundo avaliação feita nesta quarta-feira (12/03), pelo secretário municipal de Segurança, Luiz Augusto Baggio. Em audiência na Câmara de Vereadores no início da tarde, ele disse que as duas instituições deverão compartilhar tecnologia e informações, em uma das medidas a serem adotadas para garantir a segurança das delegações estrangeiras que deverão se instalar na cidade e dos torcedores que passarão pela região durante da realização do mundial de futebol.
O secretário disse que a integração vai proporcionar agilidade e ampliar as chances de sucesso nas operações de prevenção e combate ao crime ou a intervenção em conflitos. Baggio disse que a segurança das delegações – a cidade vai receber as seleções de Portugal e Nigéria – é prioridade, mas não é a única. “O que mais nos preocupa, na verdade, é o entorno. Sabemos que as delegações estarão seguras já que haverá interferência direta da Polícia Federal e outras instituições nacionais e até mesmo da Fifa (a organizadora do evento). O que nos preocupa é a segurança dos torcedores que transitarão pela cidade e da população em geral”, disse ele.
O secretário disse estar preocupado com as chamadas “Fan-Fest”, que são as exibições públicas dos jogos e que deverão reunir muita gente. “Vamos ter uma dessas na Arautos da Paz e acreditamos que haverá grandes aglomerações. E essas coisas a gente sabe como começa, mas nunca como termina”, avisou.
Ele descartou a possibilidade de pedir ajuda federal como o envio de soldados do Exército ou mesmo da Força Nacional de Segurança para garantir a segurança em Campinas. “A cidade pode até pensar nessa possibilidade mais para frente, mas quem determina isso é a União”, afirmou.
O secretário disse também que não há previsão de aumento no efetivo de policiais militares. “Não temos previsão de aumento, mas a boa notícia é que temos a garantia que não haverá remanejamento de policiais de Campinas para a sede de São Paulo, por exemplo. Isso já é um alento”, afirmou.
Baggio revelou aos vereadores que integram a Comissão de Segurança da Câmara, que espera contar com os 100 novos guardas municipais aprovados em concurso no ano passado e que estão à espera para ocupação do cargo. “Muito provavelmente eles não estarão prontos para o trabalho de patrulhamento e escolta, pois ainda não estão com o ciclo de treinamento fechado, mas esperamos contar em eles, sim”, disse.

TURNOS DA GM
A GM conta hoje com hoje com 692 agentes, mas apenas um terço disso pode ser utilizado simultaneamente. “Na verdade, temos de dividir a tropa em quatro para cobrir os turnos. Por conta disso, uma equipe que trabalha hoje, tem de entrar em folga amanhã. Por isso, minha capacidade de trabalho gira em torno de 200 a 250 GMs por dia, no máximo”, explica.
O secretário garantiu, no entanto, que a Guarda está preparada. “Já tivemos cursos de escolta, atuação em multidões e todos estão orientados sobre como agir em eventuais manifestações contra o Mundial”, garantiu. “Se os manifestantes agirem dentro da legalidade não haverá problemas. Só vamos usar a força se houver a quebra da ordem”, avisou.
Ele disse ainda que, em conjunto com o comitê local de organização da Copa, a Guarda Municipal vai elaborar folhetos informativos a serem distribuídos em hotéis. “Nossa ideia é informar ao visitante sobre os locais da cidade onde ele pode se sentir mais seguro”, disse. O secretário concluiu dizendo que para o final do mês está prevista uma reunião com todas as instituições ligadas ao Mundial, para que seja definido o papel de cada um.
Presidente da Comissão, o vereador Tico Costa (SDD) disse que ficou satisfeito com a reunião. “Conseguimos saber tudo o que queríamos para este momento. Mas certamente vamos voltar ao assunto em abril”, afirmou.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário