quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Comissão de estudos do transporte escolar faz sua última reunião


A comissão de estudos formada para discutir o sistema de transporte escolar no município faz nesta quinta-feira (27/2), às 14h, na Sala Vip da Câmara Municipal, a sua última reunião. Participarão representantes da Emdec/Setransp, Secretaria Municipal de Educação, Grupo de Apoio ao Transportador Escolar de Campinas (Gatec) e Sindicato do Transporte Escolar de Campinas e Região (Sintescamp). A comissão é presidida pelo vereador Tico Costa (SDD) e inclui nos seus temas desde a liberação de licença para os interessados em trabalhar no setor até como se dará a permissão e o tipo de veículo a ser utilizado no sistema, entre outras coisas.

“Com mais essa reunião, acreditamos já ter subsídios suficientes para propormos um projeto de lei que vislumbre uma nova realidade para o setor do transporte escolar. Já tivemos audiência pública sobre o tema e encontros com especialistas e autoridades da área. Acredito que a nova legislação que está para surgir será boa para quem trabalha no setor e para quem contrata os serviços. Onde a segurança de nossas crianças esteja em primeiro plano”, diz Tico.

Além de levantar a realidade do setor de transporte escolar com um mapeamento que referencie a geração de demanda, reprimida ou não, o estudo efetivado pela comissão ajudará também numa futura redistribuição das linhas atuais. A lei que rege o setor atualmente é de 1979 e considerada defasada. Segundo transportadores escolares, ela não está mais adequada às necessidades dos profissionais e não se coaduna com o crescimento que houve do município, além de não trazer regras claras para o sistema.

Em debate, um dos pontos cruciais é da decisão sobre se será mantida a regulação do mercado como regra para o setor, como é hoje, ou se o poder público terá que regular tudo no sistema - desde a tarifa, que hoje é negociada diretamente entre o transportador e o contratante, até o número de linhas e sua distribuição espacial pelo município, como ocorre com o transporte urbano de massa.

Foto: Lucas Leite/Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário