quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Tico quer que Sanasa puna quem desperdiçar água

O vereador Tico Costa (SDD) enviou hoje à presidência da Sanasa um ofício onde pede que a Lei nº 11.965, de 30 de abril de 2004, seja aplicada pela autarquia municipal. A lei, que dispõe sobre a utilização de água para limpeza de calçamentos e passeios públicos residenciais e comerciais, foi regulamentada em decreto (11.802 de 2 de julho de 2004) e prevê sanções para o desperdício de água durante o período de estiagem. Acontece que o decreto determina este período de estiagem como sendo os meses de julho e agosto. Entretanto, em função da capacidade atual dos mananciais que abastecem o município, bem abaixo do normal, a Sanasa pode, por lei, alterar esta norma e aplicar sanções a quem desrespeitar o bom senso no uso da água.
“Como estamos em um momento crítico quanto aos níveis no Sistema Cantareira, além do Rio Atibaia, com a possibilidade de escassez e racionamento já a partir de abril próximo, é importante que a Sanasa tome medidas urgentes para minimizar o caos futuro”, disse Tico Costa. Para o vereador do Solidariedade, “a Sanasa pode, por normatização do decreto, rever o período considerado de estiagem e aplicar as sanções necessárias a quem infringir o racionamento, além de ampliar a fiscalização”.
No caso de denúncia, feita à Sanasa, de má utilização e desperdício de água, na primeira infração haverá advertência por escrito. Na segunda infração, se aplicará multa equivalente ao triplo do valor da última conta de consumo de água e afastamento de esgoto. Na lei há exceções para se utilizar a água, consideradas como de necessidade extrema: construção de imóvel; realização de obras de reforma de imóvel; construção de calçamento e construção de passeio público.

“É importante que a população tenha consciência de que o momento é crítico na questão do abastecimento. Além do Sistema Cantareira estar abaixo do nível desejado, o Rio Atibaia, do qual retiramos 95% da água que é utilizada no município, sofre com a estiagem, a ponto da Sanasa ter aumentado em muito a utilização de cloro para o tratamento posterior. Se cada um de nós fizer a sua parte, sem gastar água de forma inadequada, inclusive com a lavagem constante de carros e calçadas, poderemos evitar o racionamento. Mas é importante que, além da população, o Poder Público também esteja atento e puna quem esquece que o desperdício hoje afetará toda a cidade no futuro”, afirmou Tico Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário