segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Tico Costa faz um balanço do ano de 2013


Dois mil e treze está no fim. Um ano de aprendizado e trabalho para o vereador Tico Costa. Ele, que concorreu pela primeira vez a um cargo eletivo em 2012 e foi eleito com 3.025 votos pelo Partido Progressista (PP), marcou seu mandato este ano com mudança partidária e muito trabalho. Com o surgimento do Solidariedade (SDD) no cenário político nacional, viu que teria a oportunidade de se filiar a uma agremiação nova, com ideias novas e sem os vícios de velhos partidos. Assim, deixou a liderança do PP que exercia na Câmara Municipal e agora faz parte da bancada do SDD. 


Na Câmara, Tico preside a Comissão Permanente para os Assuntos de Segurança Pública, além de participar de outras como membro. Nela, tem exercido um trabalho de integração entre a Casa de Leis e os diversos órgãos que lidam com a segurança – desde o fortalecimento da Guarda Municipal (GM), com o pedido de ampliação do efetivo, divulgação do seu número de atendimento (153) e maiores condições de trabalho; até a ampliação do sistema de monitoramento por câmeras da cidade, através da CIMCamp. Há também esforços para o reaparelhamento e aumento do efetivo no município das polícias Civil e Militar. Além disso, Tico apoia o movimento para viabilizar igualmente o reaparelhamento do Corpo de Bombeiros, com mais verbas para a corporação e condições dignas de trabalho, com maior parcela no Orçamento municipal. 


Com a bandeira de mais segurança para Campinas, Tico e integrantes da Comissão foram, inclusive, no mês de novembro último, levar ao secretário estadual de Segurança, Fernando Grella Vieira, na Capital, uma série de reivindicações dos Consegs campineiros para reduzir os números da violência na cidade. O vereador do SDD também iniciou um movimento junto à Fundação Casa e Secretaria Municipal de Trabalho e Renda para a reinserção efetiva dos adolescentes na sociedade, com vagas garantidas nas escolas e em cursos profissionalizantes após o tempo de internação dos jovens nas unidades. Ou seja, para garantir ao jovem um caminho que não seja o da volta ao mundo do crime. 



Tico também se integrou à luta dos transportadores escolares por uma reformulação do setor, com a formação de um grupo de estudos com representantes da categoria e da Emdec/Setransp para viabilizar uma nova legislação. Alterações no viário da Região Sul, atendendo a moradores de diversos bairros, foram feitas a pedido do vereador. Na área da Saúde, Tico emplacou uma lei municipal que prevê maior conhecimento da população que utiliza os centros de saúde do tamanho real das filas para atendimento e marcação de consultas em cada unidade. Ele ainda obteve melhorias para centros de saúde, com reforma e ampliação, como no CS do Jardim Esmeraldina e no CS "Dr. Paulo Camargo Ferraz" (CS São Vicente).



No campo legislativo, o vereador do SDD votou contra o aumento do ITBI (imposto pago na compra e venda de imóveis), por se contra o aumento da carga tributária para o campineiro, e denunciou o valor exagerado na aquisição de computadores que seriam utilizados pela Câmara Municipal, com a suspensão da licitação até que sejam averiguados os preços de mercado. Tico Costa tem marcado o seu mandato pela independência, com votações contrárias ao Executivo quando a sua consciência determina. Segundo ele, “ser base não pressupõe que você vote integralmente com o Executivo em qualquer projeto, principalmente quando você tem a certeza de que há algum equívoco na proposta apresentada”.


A luta por melhorias no sistema público de transportes, inclusive com a implantação de mais pontos de ônibus cobertos para a população, assim como demandas específicas de diversos bairros junto à Secretaria de Serviços Públicos e inclusão de vias importantes de comércio da Região Sul do município na nova legislação sobre alvarás, fizeram parte do primeiro ano de mandato do Tico. A luta contra a dengue – coordenando um mutirão de empresários na Região Sul numa operação cata-treco – e o pedido de reurbanização de praças públicas, devolvendo-as aos moradores, também integram suas ações. Na Praça Alduíno Felício, localizada na Vila Carminha, ele garantiu a instalação de uma Academia da 3ª Idade. A Praça Ervália, na Vila Formosa, e a Praça Dorival Daniel Waeteg, no Jardim São Vicente, foram totalmente reformadas a pedido do vereador.



“Para mim, que nunca tinha participado da vida política como integrante, este foi um ano importante. Basicamente, um ano de aprendizado – das normas da Casa, no trato com o que é público, nos trâmites burocráticos, na forma de agir. E, sem dúvida, termino 2013 com a certeza de que não traí meus eleitores e nem a população de minha cidade. Fiz de tudo para atender cada reivindicação que chegou ao meu gabinete. Além disso, o fato de ter me transferido para o Solidariedade, que é uma novidade na política, me dá forças para concluir meu mandato com independência, ao lado dos anseios do povo, certo de que fiz a opção política correta”, afirma Tico. “Para 2014, meu desejo é de continuar a trabalhar em prol da minha região e de toda Campinas. É fazer valer cada voto de confiança que me foi dado. E devolver esta confiança com honestidade e dedicação ao mandato que me foi conferido e que é, no fim de tudo, da população”, diz o vereador do SDD.


O gabinete do Vereador Tico Costa é o de número 7. O telefone é o (19) 3736-1660. O seu e-mail é o ticocosta@campinas.sp.leg.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário