sábado, 28 de março de 2015

Comissão da Câmara estuda criar uma lei municipal para regulamentar profissão de vigilantes de rua

A Comissão de Assuntos de Segurança Pública, presidida pelo vereador Tico Costa (SDD), se reuniu na tarde do dia 11 de março para discutir a situação dos vigilantes de rua em Campinas, e uma possível regulamentação da profissão, baseada na experiência de sucesso colocada em prática pelo Conselho de Segurança do bairro Taquaral (Conseg-Taquaral).
Na reunião, foi apresentada a experiência aplicada por este Conseg, que com o auxilio da PM e da Polícia Civil, o Conseg fez um cadastramento e um treinamento básico de segurança pública e direito, ministrado pelas Policias Civil e Militar. “A Comissão irá criar um grupo de estudos para criar uma lei municipal que regule a profissão de vigia de rua, para valorizá-lo como profissional e melhorar a qualidade do serviço oferecido a quem precisa”, aponta o vereador Tico Costa.
Outro assunto abordado na reunião foi propor à população, por meio dos Consegs, a prática da vizinhança solidária. “A Comissão entende que devemos usar todas as ferramentas que  tenham resultado positivo para diminuir a criminalidade, e a vizinhança solidária é uma delas. Os números mostram que onde ela foi colocada em prática, obteve sucesso”, afirma o vereador André Von Zuben, membro da Comissão de Segurança da Câmara.
O programa de vizinhança solidária promove a comunicação e a colaboração mútua entre vizinhos no combate a roubos, furtos e assaltos a residências e ao comércio. Além dos vereadores, participaram do debate o delegado da 2ª Seccional, Marcelo Fáveron, o vice-presidente do Conselho de Segurança do Taquaral; Marcos Alves Ferreira, o representando a Secretaria de Segurança Pública de  Campinas; o ex-vereador Francisco Sellin, hoje integrante da Secretaria Municipal de Segurança Pública; Luiz Roberto Gomes, presidente dos Conselhos de Segurança de Campinas; além do Capitão da PM Luodenir Bueno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário