quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Tico participa de encontro da presidência da Câmara Municipal com representantes do Conselho Integrado de Segurança Pública e Defesa da Vida em Campinas

A Câmara Municipal de Campinas recebeu nesta terça-feira (21/01) a visita de Cláudio Ferrari e Marcos Alves Ferreira, respectivamente presidente e vice eleitos do Conselho Integrado de Segurança Pública e Defesa da Vida em Campinas, órgão que integra os Conselhos de Segurança da cidade. Os dois representantes máximos do órgão – que tomarão posse no próximo dia 27 de janeiro – vieram à Casa de Leis para convidar os vereadores para a cerimônia e, mais que isso, buscar uma maior integração entre as entidades.
“Estamos em busca de um conselho mais participativo, integrado com todas as instituições que representam o cidadão, e que trabalhe em mais ações de segurança preventivas e tenha uma maior ação da sociedade. Os Consegs são hoje entidades fortes e Campinas tem que mostrar sua força por meio deles”, diz Ferreira, que também preside a Comissão de Segurança Pública da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O presidente da Câmara, Rafa Zimbaldi (PP), destaca a importância de uma integração efetiva entre a Casa e o Conselho Integrado. “A Câmara tem direito a duas cadeiras no conselho e é muito importante que as informações discutidas nele cheguem sempre à nossa Comissão Permanente de Segurança, que no último biênio tem tido uma atuação forte presidida pelo vereador Tico Costa (SDD), para que possamos trabalhar de maneira conjunta.”
O vereador Tico Costa, por sua vez, enfatiza a necessidade deste trabalho conjunto. “Precisamos estreitar cada vez mais o relacionamento com o Conselho, pois o trabalho dele é importante e juntos temos mais força para lutar pela contra a violência e o crime em Campinas”, afirma. “Até porque, este é um pleito comum de toda a cidade, então todas as entidades têm de se unir em torno dele”, complementa André Von Zuben (PPS), que também integrou no último biênio a Comissão da Câmara – para 2015, a composição das comissões permanentes ainda não foi definida.
O vereador Thiago Ferrari (PTB), que presidiu o Conseg de Barão Geraldo, acredita que uma integração maior pode até mesmo transformar em leis ações importantes desenvolvidas pelos Conselhos de Segurança Pública. “Os próprios Consegs podem trabalhar de maneira mais integrada entre si, implementando as ações que dão certo em uma região da cidade em todos eles, no entanto há ações que poderiam inclusive ser trazidas à Câmara Municipal para que fossem transformadas em lei e assim adotadas por toda a cidade, como o cadastro obrigatório de vigilantes, por exemplo.”
O vice-presidente eleito do Conselho Integrado, Marcos Ferreira, conclui falando sobre a força crescente da ação dos Consegs. “Tivemos conquistas históricas em Campinas, basta lembrar que os núcleos de vizinhança solidária hoje já reúnem mais de dez mil pessoas e são considerado um exemplo para todo o estado de São Paulo. Ainda podemos fazer muito mais pela segurança, ainda mais trabalhando juntos.”
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário