segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Começa amanhã, com apoio do Tico, a campanha “Diga não à violência contra a arbitragem”

Uma resposta à violência crescente contra os trios de arbitragem, principalmente nos jogos válidos pelos campeonatos amadores da chamada várzea. É isso que árbitros e assistentes das diversas ligas espalhadas pela Região Metropolitana de Campinas (RMC) estarão a denunciar na Câmara Municipal de Campinas amanhã, às 19h. Com a presença de dirigentes de entidades ligadas à arbitragem e profissionais da área, será lançada uma campanha de conscientização - “Diga não à violência contra a arbitragem” - para reduzir as agressões que jogadores, dirigentes de clubes e torcedores fizeram virar rotina principalmente nos jogos amadores. No encontro, esposas e filhos de árbitros estarão presentes para mostrar que estes têm famílias que os esperam em casa. Também será feita uma apresentação com fotos e vídeos das agressões.
O debate está sendo organizado por João Eduardo de Moraes, avaliador de árbitros da Federação Paulista de Futebol (FPF), membro da diretoria do Safesp (Sindicato dos Árbitros de São Paulo) e dirigente da Associação Regional de Árbitros Esportivos (AREA). Segundo Moraes, o número de agressões é grande, mas o problema maior está nas notificações junto à polícia. “Muitos preferem não prestar denúncias ou fazer boletins de ocorrência, apesar da agressão, para evitarem problemas futuros”, diz o organizador do evento.
O evento tem o apoio direto do vereador Tico Costa (SDD), que esteve recentemente na Liga Campineira de Futebol, durante um curso de árbitros, quando foi lançada a campanha pelo fim da violência contra a arbitragem. “Esse movimento é importante por que muitos profissionais da arbitragem paulista e da nossa região têm praticamente desistido da profissão por causa da insegurança e do medo constantes”, diz Tico Costa. Na rodada posterior ao encontro, os trios de arbitragem entrarão em campo com uma faixa alusiva à campanha e todos auxiliares atuarão com bandeiras brancas aos invés das tradicionais amarelas e vermelhas.
Estarão presentes no evento Arthur Alves Júnior, presidente do Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo (Safesp), membro da Comissão de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol e diretor da Associação Nacional de Árbitros de Futebol (ANAF) e da Cooperativa de Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo (Coafesp); representantes das polícias Civil e Militar, além da Guarda Municipal de Campinas; secretários de Esportes de Campinas, Hortolândia, Valinhos, Vinhedo, Nova Odessa, Indaiatuba, Sumaré e Paulínia; o presidente da Coafesp, Cel. Silas Santana; presidentes das ligas Campineira, Liga Regional Desportiva Paulista (Lirederp), de Paulínia, de Indaiatuba, do Ouro Verde, de Barão Geraldo e Liga Desportiva Sumareense; além de diversas associações de árbitros da Região e os presidentes e capitães de clubes de futebol amador da RMC.
O evento será na Sala Sylvia Paschoal, conhecida como “Plenarinho”, localizada no prédio da Câmara - à Av. Eng. Roberto Mange, nº 66, bairro Ponte Preta, e é aberto a quem quiser participar.
Foto: Lucas Leite (Assessoria de Imprensa da Câmara de Campinas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário