terça-feira, 8 de abril de 2014

Comissão de Segurança da Câmara discute solução definitiva para os pátios da Emdec

A solução definitiva para a superlotação dos cerca de 9 mil veículos apreendidos nos três pátios de Campinas está próxima. Amanhã (9/4), na reunião mensal da Comissão para os Assuntos de Segurança Pública da Câmara Municipal, presidida pelo vereador Tico Costa (SDD), o secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro, falará sobre a compactação e venda de boa parte desses veículos como sucata. A medida está para ser efetivada nos próximos dias.
A ação – que foi definida pelo governo estadual e teve parecer favorável da Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo – servirá principalmente para liberar o pátio do Jardim São João, que tem capacidade para abrigar 2,3 mil veículos, mas já está com quase 9 mil. Os outros pátios ficam localizados no Jardim Satélite Íris (com cerca de 700 veículos) e na Emdec, na Estação Cultura (onde estão apreendidos cerca de 800).
Também no encontro de amanhã o capitão do 1º Batalhão de Operações Especiais (Baep), Paulo Henrique Rosas, falará sobre o impacto na eficácia do policiamento ostensivo da PM gerado pela ineficiência do sistema na remoção e apreensão de veículos envolvidos em sinistros e irregularidades de trânsito. Esse tema foi tese de dissertação do militar e apresentada no Centro de Altos Estudos de Segurança da Polícia Militar, durante Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais II/13, como requisito parcial para a obtenção do título de mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública.
Além do capitão e do secretário de Transportes, foram convidados para o encontro de amanhã representantes da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) e das duas delegacias seccionais. A reunião da Comissão de Segurança acontece às 13h30 no Plenarinho da Câmara.

PARA AGILIZAR O SISTEMA
A compactação como sucata dos veículos apreendidos nos pátios municipais foi pensada pela Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP) para dar uma solução aos carros apreendidos pela polícia, produtos de furto e roubo. Porém, antes dos veículos virarem sucata, a SSP deverá ter um catálogo de vistoria em todos eles e viabilizar um prazo de 10 dias para que seus proprietários manifestem a intenção de resgatar o bem. Além disso, juízes dos processos pelos quais os carros foram apreendidos terão 30 dias para se manifestar quanto à objeção com relação a compactação.
Com a liberação dos pátios, prevê-se a agilização nos trâmites de envio a esses locais de novos veículos apreendidos. Isso ajudará inclusive na ação da PM. Hoje, muitas vezes os integrantes de uma viatura ficam diversas horas fora de patrulhamento ostensivo até que o destino do veículo apreendido seja decidido em relação ao ponto onde possa ser levado.

Foto: Assessoria de Imprensa da Emdec

Nenhum comentário:

Postar um comentário