quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Comissão presidida pelo Tico irá a São Paulo reivindicar melhorias no setor da segurança pública em Campinas


A Comissão para Assuntos de Segurança Pública se reuniu hoje para definir a pauta para o biênio 2015/2016 e o teor do documento que será levado ao secretário estadual de Segurança Pública, Alexandre de Moraes, no próximo dia 27, na Capital. Presidida pelo vereador Tico Costa (SD) e com a presença dos vereadores André von Zuben (PPS) e Carlão do PT, a comissão definiu como principais pontos para o encontro em São Paulo reivindicações antigas, como a estruturação da 2ª Delegacia Seccional e melhorias na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), e incluiu novas questões, entre elas a criação de uma delegacia de defesa do meio ambiente e dos direitos dos animais.
Para o presidente Tico Costa, “este primeiro encontro, de caráter administrativo, da nova comissão serviu para dar início às pautas das próximas reuniões, sempre em consonância com a realidade a situação da segurança pública no município”. A Comissão tem ainda como membros os vereadores Gilberto Vermelho (PSDB) e Paulo Galtério (PSB), que não participaram da reunião.
No documento que será elaborado e posteriormente protocolado na Secretaria de Estado da Segurança Pública, a questão da funcionalidade da 2ª Delegacia Seccional será uma das prioridades. Os vereadores da Comissão entendem que da forma que ela está estruturada hoje, sem o número efetivo de funcionários, num prédio sem condições plenas e sequer com delegacias especializadas em funcionamento, como a DIG, Dise e DDM, não pode se perpetuar.
Da mesma forma, as condições da sede da atual DDM, na Avenida Governador Pedro Toledo, estão impróprias para o exercício das funções, como foi demonstrado numa visita realizada pela Comissão no ano passado. Lá, o prédio em más condições e a falta de pessoal foram marcantes. Uma realidade, inclusive, que pode piorar com a aposentadoria prevista de delegadas para este ano.
O secretário Alexandre de Moraes ouvirá também dos vereadores da necessidade de manter o programa de compactação e leilão de veículos apreendidos para liberar os pátios dos distritos policiais; e da manutenção dos atuais plantões policiais, sem o risco de que possam ser fechados. Além disso, o pedido de mais policiais civis e militares para o município será um dos pontos do documento que terá ainda o desejo de que se crie uma delegacia especializada em crimes ambientais e voltada à repressão de maus tratos aos animais.

NOVAS REUNIÕES
No encontro de hoje também foram propostos três temas de discussões futuras da Comissão. Um será relativo ao crescente roubo de carros-fortes e agências bancárias, com foco na situação de contratação e preparo dos vigilantes. Outro ponto terá como debate uma reivindicação dos Conselhos de Segurança (Consegs) que pretendem criar um cadastro único para vigias de rua junto aos órgãos de segurança. A intenção, com essa medida, como lei, é a de saber da idoneidade daqueles que hoje exercem essa função. Por fim, a Comissão ampliará e proporá as discussões para a criação da delegacia especializada em crimes ambientais e contra maus tratos a animais, com um debate público com entidades de defesa dos animais e membros da Polícia Ambiental.

(Foto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário